SINPP-MT

      SkypeMe™!
 
 

Parabéns Papiloscopistas

 

Identificar uma pessoa é um processo para atribuição de caractetisticas que termina por individualiza-la. Por isso é que Bertillon (um criminologista francês. Louis-Adolphe Bertillon - um médico, estatístico e antropólogo francês) estava certo. Sim, o seu sistema antecipava a biometria, ramo da ciência que estuda as medidas físicas dos seres vivos, baseada em traços faciais, íris, retina, voz, grafia e impressão digital.

Hoje, sabemos que a identificação biométrica é o que temos de mais eficaz, e, sem dúvida, a "Papiloscopia", que investiga as saliências exteriores da pele, é a maior garantidora da identificação humana, tendo a "datiloscopia" como um dos principais campos de estudo das impressões digitais.

É importante lembrar que, a possibilidade de duas pessoas apresentarem a mesma impressão digital é uma em 64 bilhões. E claro, os desenhos das palmas das mãos e das extremidades dos dedos definem-se no sexto mês de vida intra-uterina, jamais se modificam.

No Brasil em 5 de fevereiro de 1963 adotamos a esta técnica  Scotland Yard, famosa por sua utilização pela polícia de Londres, na Inglaterra , daí o Decreto 52.871, que considera este o Dia do Datiloscopista Brasileiro.

Em Mato Grosso, ser Papiloscopista requer domínio de um verdadeiro arsenal químico, biológico e técnologico. Nesse sentido, hoje, aguardamos a contratação de novos servidores para o reforço da carreira, com a esperança de ampliar o atendimento aos anseios da sociedade, contribuindo para construção de um Estado que prioriza a valorização da dignidade da pessoa humana.

Parabéns, aos profissionais de excelência da Papiloscopia!

A

PRESIDENCIA

SINPP-MT