SINPP-MT

      SkypeMe™!
 
 

Papiloscopistas X Peritos criminais

Papiloscopistas X Peritos criminais

O presidente do Sindicato dos Papiloscopistas e Técnicos de Necropsia, Idejair Conceição, rebateu o Sindicato dos Peritos Criminais (Sindpeco) e afirmou que sua categoria quer apenas segurança jurídica para as atividades que já exercem, sem intenção de adentrar na atividade dos peritos. Especialistas em identificação por meio das impressões digitais, os papiloscopistas atuam na Perícia Oficial Técnica (Politec), assim como os peritos, que temem a isonomia entre as carreiras.

“Nos últimos três anos, nós fizemos 3.201 laudos necro (identificação de cadáveres), 4.061 laudos de identificação criminal, e fazemos também retratos falados. Queremos que essas atividades estejam na lei, para o próprio Estado ter segurança jurídica. Não fazemos laudos periciais, apenas os peritos fazem”, afirmou Idejair, em contato com a reportagem do LIVRE. Ele comparou a atividade dos papiloscopistas com os laudos emitidos por bombeiros e pelo Detran.

 

 

 

A polêmica entre as duas carreiras é em função do projeto de lei que altera a estrutura da carreira dos papiloscopistas, que foi vetado pelo governador Pedro Taques (PSDB). Os papiloscopistas pedem que os deputados derrubem o veto, enquanto os peritos cobram a manutenção dele.

 

mm

Laíse Lucatelli

fonte OLivre