Sinpp-MT agradece o empenho do deputado estadual Delegado Claudinei (PSL), juntamente ao secretário de Estado de Planejamento e Gestão de Mato Grosso (Seplag), Basílio Bezerra, que fez uma excelente trabalho junto a máquina administrativa na ultima quarta-feira (18), para tratar sobre a situação do concurso público da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), realizado em 2017, que terá o prazo vigente finalizado no próximo mês. Esse processo prevê a contratação de classificados aos cargos de papiloscopistas e técnicos de necropsia, no âmbito de Mato Grosso.
Com a preocupação do parlamentar, principalmente pelo déficit de pessoal e a importância da convocação dos aprovados para suprir a falta de mão-de-obra nas unidades da instituição, o secretário confirmou a prorrogação do concurso com base nas legislações vigentes, no período de um ano. Ele conta que foi analisado toda a situação para não perder o concurso que está em tramitação e, também, o custo que seria com o lançamento de novos editais por parte da Administração Pública, caso apontasse em determinado momento, a necessidade de renovação do quadro de pessoal.
O Presidente Idejair aproveitou para agradecer o atual governo na figura do Senhor Mauro Mendes, que trabalho em conformidade como Secretário de Segurança Pública o Doutor Bustamante: “O governo vem acatando os nossos pedidos e, acatando os nossos pedidos ele e o Secretário estão trazendo melhorias diretas ao cidadão”.
O deputado Claudinei, aproveito para sua preocupação: “Realmente, eu que visitei 13 polos regionais da Região Integrada de Mato Grosso (Risp), em 2020, como presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, pudemos identificar a falta de servidores nas unidades da Politec. Infelizmente, é um caso preocupante. Tomara que com a prorrogação desse concurso, tenhamos boas notícias, em breve, de novas nomeações”.
Para o Secretário Basílio aproveitou para explicar como está a presente demanda, confirmando que a Lei Complementar de n.° 614/219 favoreceu a prorrogação do concurso da Politec, já que em 2020, chegou a ficar suspenso por 10 meses. De acordo com o artigo de n.° 24 dessa matéria, a “Administração Pública fica impedida de realizar a nomeação dos aprovados em concurso público homologado, o prazo de validade estabelecido no edital do certame, é automaticamente suspenso, voltando a correr, após cessada a causa de suspensão, por tempo igual ao que faltava para sua complementação”.
Ele acrescenta que ainda não há um quantitativo definido para a realização de novas nomeações para Politec, em que está sendo feito todo um estudo e análise para verificar as principais demandas e necessidades das unidades. Com essa metodologia, no dia 16 de junho desse ano, o governo estadual chegou a convocar 14 aprovados ao cargo de papiloscopista e três de técnico de necropsia para atender as unidades dos polos regionais de Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra, Sinop e Cáceres.