SINPP-MT

      SkypeMe™!
 
 

Papiloscopistas paralisam atividades e exigem nomeação de aprovados

 

 

Papiloscopistas e técnicos de necropsia de Mato Grosso realizaram um protesto no Centro Político Administrativo, na Capital, na tarde desta segunda (26), exigindo a nomeação dos aprovados em concurso público realizado no ano passado. De acordo com as categorias, as vagas não preenchidas chegam a 129 no caso dos papiloscopistas e 42 para técnicos de necropsia.

 

O presidente Idejair Macencio Conceição, afirma que também foi feita uma paralisação dos profissionais, como anunciáda há menos de duas semanas.

 Ele pontua que além da falta de pessoal, as condições de trabalho estão péssimas. Entre os problemas ele elenca até a falta de luvas. O representante sindical afirma que estas dificuldades acarretam em questões, como a demora de mais de 80 dias para se retirar um documento pessoal.

“Ele (governador Pedro Taques) fala que (não nomeia) por causa do teto de gastos. Mas ele sabe que somos essenciais. Começaram a abrir Ganha Tempo, como no CPA e em Sinop, e nós somos a peça fundamental lá dentro. No Ganha Tempo de Cuiabá se faz 100 processos e 50 são devolvidos”, argumenta Idejair.

O presidente diz que as complicações estão cada vez mais claras para a população, uma vez que as fotos de documentos pessoais estão saindo desconfiguradas. “Uma pessoa morena está saindo com a pela branca no registro, isso é uma questão que precisa ser corrigida urgentemente”, defende.

O protesto dos papiloscopistas e técnicos de necropsia - que também atuam em órgãos como o Instuto Médico Legal (IML) e Politec - contou com cartazes e gritos de guerra, como “Nomeação já, eu fiz concurso para trabalhar”. 

 

Outro lado

Por nota, a Perícia Oficial e Identificação Técnica, que lota parte dos papiloscopistas, informa que apenas 30% do efetivo dos servidores foram mantidos durante a paralisação e que excepcionalmente hoje não foram realizados atendimentos ao público na sede da entidade.

A Politec afirma que na última semana foram nomeados sete papiloscopistas e que “a convocação dos aprovados está respeitando aspectos legais e respeitando o momento econômico do Estado”.

Por último, a nota informa que todos os esforços estão sendo mobilizados para a nomeação de um número maior de profissionais. Na última segunda (19), a secretaria estadual de Gestão (Seges) já havia pontuado que nove técnicos em necropsia também haviam sido convocados para atuar em Água Boa, Cáceres e Cuiabá.

A

PRESIDENCIA 

SINPP-MT