SINPP-MT

      SkypeMe™!
 
 

Noticias

Papiloscopistas identificam colombiano morto após assalto em Cuiabá

A Gerência de Plantão Integrado da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) identificou no último sábado (13.01) um jovem colombiano que sofreu latrocínio no bairro Jardim Florianópolis. O crime ocorreu na última sexta-feira (12.01).

A identificação de Jesus Hernando Sanchez Valencia, 24 anos, deu-se através de comparação entre as digitais da vítima e a digital impressa em sua carteira de identidade colombiana.

Os papiloscopistas realizaram buscas junto à Polícia Federal e ao Registro Nacional de Estrangeiros (RNI) para verificar informações sobre a imigração do estrangeiro, porém nenhuma irregularidade foi encontrada.

Todas as informações obtidas juntamente com a identificação oficial do cidadão foram comunicadas via ofício à Embaixada da Colômbia, em Brasília. A vítima residia em Cuiabá e estava em processo de naturalização brasileira.

Os familiares da vítima foram informados sobre a morte do colombiano e deverão providenciar a liberação do corpo junto à Diretoria Metropolitana de Medicina Legal de Cuiabá por intermédio da Embaixada Colombiana.

Nota de Repúdio contra reportagem veiculada pelo site Muvuca Popular

 

O Sindicato dos Papiloscopistas do Estado de Mato Grosso (SINPP-MT) vem demonstrar publicamente seu repúdio contra a reportagem veiculada no site “Muvuca Popular”, "Papiloscopistas paralisam se governo não convocar aprovados; Agentes sem prazo para assumir"


Os responsáveis pela lamentável matéria jornalística parecem ignorar que o Presidente Idejair disse na ligação - entre os quais se incluem as falas de que o Governo do Estado de Mato Grosso vem cumprindo com a palavra em relação a categoria e goza de plena confiança.


Nessa condição, atuam os Papiloscopistas do Estado de Mato Grosso, não movimentam quaisquer tentativas de paralisação ou/de formação grevista. 

O SINPP-MT, por fim, solidariza-se com o Governo do Estado de Mato Grosso e repudia a informação  leviana da matéria jornalística, e crê na correta condução do Governo e seus Administradores Estaduais.

 

Em fala nesta manhã (Rádio Capital) o Governador Pedro Taques garantiu a contratação dos Papiloscopistas e Técnicos ainda em Janeiro vigente/inicio de fevereiro próximo.


Pres. Idejair Macencio Conceição 
Presidente do Sindicados dos Peritos Papiloscopista do Estado de Mato Grosso

Luto ao pai da Pailoscopista Roseli Emídio Sorio

Adeus ao Pai da Papiloscopista Rose

O Sinpp-MT informa com profundo pesar o falecimento do Pai da Papiloscopista Roseli Emídio Sorio

 

A

Presidência

SINPP-MT.

Parabéns Papiloscopistas

 

Identificar uma pessoa é um processo para atribuição de caractetisticas que termina por individualiza-la. Por isso é que Bertillon (um criminologista francês. Louis-Adolphe Bertillon - um médico, estatístico e antropólogo francês) estava certo. Sim, o seu sistema antecipava a biometria, ramo da ciência que estuda as medidas físicas dos seres vivos, baseada em traços faciais, íris, retina, voz, grafia e impressão digital.

Hoje, sabemos que a identificação biométrica é o que temos de mais eficaz, e, sem dúvida, a "Papiloscopia", que investiga as saliências exteriores da pele, é a maior garantidora da identificação humana, tendo a "datiloscopia" como um dos principais campos de estudo das impressões digitais.

É importante lembrar que, a possibilidade de duas pessoas apresentarem a mesma impressão digital é uma em 64 bilhões. E claro, os desenhos das palmas das mãos e das extremidades dos dedos definem-se no sexto mês de vida intra-uterina, jamais se modificam.

No Brasil em 5 de fevereiro de 1963 adotamos a esta técnica  Scotland Yard, famosa por sua utilização pela polícia de Londres, na Inglaterra , daí o Decreto 52.871, que considera este o Dia do Datiloscopista Brasileiro.

Em Mato Grosso, ser Papiloscopista requer domínio de um verdadeiro arsenal químico, biológico e técnologico. Nesse sentido, hoje, aguardamos a contratação de novos servidores para o reforço da carreira, com a esperança de ampliar o atendimento aos anseios da sociedade, contribuindo para construção de um Estado que prioriza a valorização da dignidade da pessoa humana.

Parabéns, aos profissionais de excelência da Papiloscopia!

A

PRESIDENCIA

SINPP-MT

Adeus ao Papiloscopista Magno

           

           O SINPP-MT, informa com pesar a morte do Papiloscopista Magno  Vicente Ferreira Coelho, Magno como era chamado, morreu nesta tarde de quarta-feira.

           Magno atualmente estava lotado na Coordenadoria de Identificação Criminal, com um perfil técnico sempre esteve ligado ao trabalho Criminal, quase um policial na atuação, marcou presença também no Plantão Papiloscópico, principalmente nas pesquisas do antigo GED, onde passava a maioria das noites confrontando fragamentos. Poucos sabiam, mas Magno Vicente escondia com ele um talento natural para o desenho artistico.

           "Bom Companheiro e um ótimo profissional. Trabalhei de parceiro com ele no plantão quase dois anos. Ele amava e tinha muito orgulho ser Papiloscopista."(Jorge Lima Camarço)

            "Grande colega... bom companheiro... tiramos muitos plantões." (Paulo Ricardo Paelo).

            O velório será na Capela Jardins, sala Tulipa, a partir das 22:30 horas e seu enterro será amanhã, a partir das 16:00 horas no Cemitério Parque Bom Jesus de Cuiabá.

            O SINPP-MT,  e todos os seus colegas de trabalho, estarão presentes prestando as ultimas homenagens a esse grande profissional.

 

            A

           PRESIDENCIA

           SINPP-MT

 

Papiloscopista Leonel recebe homenagem da ASBRAPP

 

Em comemoração ao dia do Perito Papiloscopista, o presidente da associação brasiliense promoveu uma solenidade para homenagear algumas pessoas que fizeram a história da papiloscopia brasileira.

Além de alguns Papiloscopistas e autoridades do DF, foram homenageados três ícones da papiloscopia no Brasil. Entre eles, o Sr. Leonel Teodoro de Melo, Papipiloscopista da Diretoria Metropolitana de Identificação.

 

A

Presidêcia

SINPP-MT

REUNIÃO NACIONAL FENAPPI

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Neste sábado dia 03 de Março de 2018, o Presidente Idejair Conceição, participou da Reunião do FENAPPI, estavam presentes também outros presidentes dos sindicatos de todo o País.

 

A

PRESIDENCIA

SINPP-MT

 

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Presidente do Sindicato dos Profissionais da Ciência da Papiloscopia e Identificação do Estado de Mato Grosso e da Associação Matogrossense dos Peritos Pailoscópicos, pessoa Juridica de direito privado, sem fins economicos, inscrito no CNPJ nº 01328590/0001-49, localizado na Avenida Gonçalo Antunes de Barros, n 1989, bairro Bela Vista, Cuiabá-MT, no uso de suas atribuições legais e estatutárias convoca todos os 184 (cento e oitenta e quatro ) Servidores Associados da Carreira dos Profissionais da Ciência da Papiloscopia e Identificação do Estado de Mato Grosso, para Assembléia Geral Extraordinaria a ser realizada no dia 16/03/2018 (sexta-feira) no Auditório da Politec localizado na Avenida Gonçalo Antunes de Barros, nº 3245, bairro Carumbé, Cuiabá-MT CEP 78.058-743, COM A 1ª convocação às 8:00 horas. Caso não haja número suficiente para abertura dos trabalhos, será feita a 2ª convocação às 9:00 horas.

A pauta única a ser deliberada:

- Assembléia para deliberação de paralisação no dia 23/03/2018;

 

Cuiabá, 06 de Março de 2018

 

IDEJAIR MACÊNCIO DA CONCEIÇÃO

Presidente da AMPP-MT e do SINPP-MT 

P.S.: O concurso de Peritos e Médico legista terminou ontem. No total, convocamos cinco pessoas, sendo três peritos oficiais e dois médicos legistas, um com mandado de segurança que será publicado amanhã. Utilizamos aqui, a mesma regra que será usada para o chamamento dos Papiloscopistas e técnicos em necropsia, ou seja, só podemos chamar, conforme vacância a partir de setembro do ano passado, quando ultrapassamos a LRF.

Papiloscopista, Fique Ligado!

 

 

 

LOTACIONOGRAMA APRESENTA CARGOS VAGOS

Atualmente o Carreira de Pericia Oficial de Identificação Técnica  possui no cargo de Papiloscopista 238 Cargos Criados, sendo apenas 102 Cagos Ocupados, isso significa que a deficiência de quadro atual é de 136 Papiloscopistas.

O mesmo acontece na carreia dos Técnicos que apresentam pelo menos 44 Cargos Vagos, ou seja, o cargo possui vagas dentro do lotacionograma.

É preciso esclaracer que os 102 cargos ocupados pelos papiloscopistas se sobrecarregam para executar as multiplas atividades abaixo:

  •      Sendo que o Oficio Expedido - 13.030
  •      Confronto Papiloscópico/ Constatação de identidade - Sistema Vucetich - 549
  •      Certidão de Registro Geral Civil - 529
  •      Cetidão de Antecedente Criminal  - 51.025
  •      Cadastro de Identificação Criminal - 23.931
  •      Cadastro de Identificação / SINIC - AFIS/DPF - INI/MJ - 3.270
  •      Cadastro de Decisões Judiciais/PODER JUDICIÁRIO - 13.524
  •      Folha de Antecedentes / Criminal - 14585
  •      Pesquisas de Imagens encaminhada para Inquerido Policial PJC - 12.529
  •      Constatação de identidade - exame de corpo de delito - 1278
  •      Coleta para verificação de Autenticidade Plantão PJC/Poder Judiciario - 3.854
  •      Coleta para verificação de Autenticidade - Custódia - PJC / Poder Judiciário - 4393
  •      Local de Crime - θ
  •      Confronto Necropapiloscópico - 954

Somando mais de 143.457 produtos da atividade criminal finalizando com mais 86.528 1ª vias e 82.535 2ª vias de carteiras de identidade civil totalizando 169.063 documentos

 

Como os números não mentem, fica claro que a demanda acima se mostra insuportável, haja visto, o pequeno efetivo.

 

A

PRESIDÊNCIA

SINPP-MT