SINPP-MT

      SkypeMe™!
 
 

Não existe ninguém que seja igual a você!

 

Sabia que você é único neste mundo?

Um dentre 7 bilhões de pessoas em todo o planeta.

E você sabe o que o torna ímpar?

Alguns dizem que é alma, ou o espírito, dependendo da religião que se confessa a fé, outros dizem que são os sentimentos que possuem o coração, porém apesar de parecer subjetivo demais, a ciência há muito tempo já comprovou isso.

O que comprova que cada ser humano possui uma individualidade própria é a impressão digital.

Por ela é possível identificar as pessoas nas mais diferentes situações, como apontar os possíveis autores de um crime, até o reconhecimento de um parente querido que infelizmente, por um infortúnio, tenha falecido ou desaparecido.

Um exemplo é o caso dos que faleceram por ocasião do recente acidente aéreo do time do chapecoense, que tanto orgulhavam o Estado de Santa Catarina e o Brasil, todos estão sendo reconhecidos pela impressão digital, fazendo com que tenham um sepultamento digno para suas famílias.

O profissional que trabalha nessa área é o PAPILOSCOPISTA, apesar da pronúncia parecer um pouco difícil é uma das profissões mais nobres e antigas que existe (não que outras não sejam, muito pelo contrário, sendo honestas e atuando com amor, todas as profissões que nos permite ganhar o nosso pão de cada dia são sagradas).

Os papiloscopistas atuam em nosso Estado de Mato Grosso na Politec (Perícia Oficial e Identificação Técnica), e são os únicos habilitados para essa atribuição, conforme Lei Ordinária 8.321 de 12/05/2005, que traz dignidade humana aos que procuram seus serviços, como nos casos citados a pouco ou na expedição das identidades, por exemplo, que alimenta o banco de dados civil do Estado.

A identificação dos cadáveres pode ser realizada, não só pela impressão digital (Necropapiloscopia), mas também por outras técnicas como o exame de DNA e a verificação de arcada dentária.

Contudo, em uma rápida comparação com os outros métodos, tenho que a papiloscopia é muito mais econômica e rápida em relação ao DNA, além de ser muito mais prática do que a análise de arcada, já que não são todas as pessoas que possuem um arquivo junto a um dentista.

Infelizmente nem tudo são flores, existem muitas dificuldades no desempenho de suas atribuições, especialmente aquelas ligadas a uma estrutura adequada, a exemplo das deficiências existentes no IML.

No entanto, o prazer de servir a sociedade identificando as pessoas, lhes dando cidadania ou oferecendo peças importantes em uma investigação criminal, supera quaisquer adversidades.

O Governo do Estado recentemente autorizou a realização do tão aguardado concurso, o edital deverá ser publicado em breve e a informação já circula nos sites de concurso (http://blog.grancursosonline.com.br/concurso-politec-mt-2016-saiu-autorizacao-para-160-vagas-de-papiloscopista-e-tecnico-em-necropsia).

Por isso caro leitor, gostaria de lhe fazer um convite e uma reflexão: que tal se juntar a nós e se tornar um Papiloscopista?

Aline Almeida é Papiloscopista do Estado de Mato Grosso, Geógrafa pela UFMT, Pós-graduada em Gestão Pública pela Universidade do Estado de Mato Grosso.