Em audiência na Assembleia Legislativa, Gabriela, aprovada no concurso de 2017 para o quadro de papiloscopista e assistida pelo Presidente do Sinpp-MT, Idejair, faz um apelo aos Deputados Estaduais:
“Pedimos a inclusão no orçamento de 2021, a nomeação dos papiloscopistas que já fizeram concurso no ano de 2017. Ressalto que o profissional atende a confecção de identidade e contribui com arrecadação dos cofres públicos. Atua também na área criminal, elaboração de laudos e emiti informações criminais. Este profissional é quem tem acesso ao sistema de identificação na Polícia Federal, pois é o papiloscopista que faz a identificação dos criminosos. Em destaque, algumas tragédias, como a queda do avião da Gol, um acidente em massa com muitas vítimas, outra foi que aconteceu no estado de Minas Gerais há pouco tempo, Brumadinho, em que milhares de pessoas foram soterradas, nesse caso, os papiloscopistas estavam identificando as vítimas e devolvendo para as famílias finalizarem todos os procedimentos, dignidade para os mortos. Assim, com a inclusão no orçamento, os papiloscopistas estariam disponíveis para todo estado, corrigindo o erro de indisponibilização, consequência da redução do quadro de 2005, onde o estado de Mato Grosso cresceu muito e os profissionais diminuíram. Em 2017, o último concurso possibilitou o ingresso de papiloscopistas, porém, até agora somente 9% das vagas foram assumidas. Um concurso que utilizou quase 1 milhão dos cofres públicos e até agora sem efetividade alguma”.
Gabriela finaliza convidando todos os Deputados a conhecerem o Instituto de Identificação, visando compreender melhor o trabalho ali dispensado, bem como enfatiza que não se trata de um capricho, mas uma necessidade para confirmação deste profissional tão importante e indispensável em nosso Estado.
Por outro lado, o deputado Carlos Avalone explicou que a Assembleia Legislativa está concentrada, neste momento, em uma demanda maior, referindo-se à Previdência do Estado. Explicou que os Deputados estão trabalhando para inclusão da Politec, apesar dos problemas constitucionais que isto agrega.
O deputado destaca a importância da Politec com os seguintes dizeres: “eu assisto muitas séries Americanas, quanto às polícias técnicas gosto de saber que a gente pode contar com isso, com esse tipo de trabalho que pode resolver muitos crimes e muitos problemas além dos que você citou. Tem a parte de morte em que os papiloscopistas atuam e vamos estar trabalhando com muito cuidado no estudo e o secretário Rogério Gallo vai nos auxiliar.”
O Secretário Gallo responde, afirmando que estamos em meio a uma crise que impede imediatas contratações, porem Estado vem lutando e consegui chegar aos 50,7% da LRF e, este trabalho continuo redução possibilitará novas contratações.
O Presidente Idejair Conceição, afirma que o Sindicato estará auxiliando nas cobranças e abraçando a luta dos aprovados no concurso.
A
Presidência
SINPP-MT