SINPP-MT

      SkypeMe™!
 
 

Politec pode ser transformada em Polícia Científica?

 

O Presidente do sindicato dos Peritos Oficiais de Mato Grosso, Antonio Magalhães, divulgou sua opinião sobre a PEC 76/2019 em trâmite no Congresso Nacional, unificando os órgãos periciais em uma única nomenclatura e, para tanto, sugeriu a equiparação do "status" como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e recentemente a Polícia Penal, enfatizando uma luta pela autonomia que já perdura há décadas. 

Mencionou que "a mudança não traz qualquer custo extra aos governos, garante a independência de atuação e a isenção no trabalho dos peritos criminais, algo imprescindível para o processo de persecução criminal, atendendo tanto à Polícia quanto ao Poder Judiciário".

Para Magalhães, a autonomia que os profissionais têm em Mato Grosso há 30 anos não é realidade em oito estados que ainda são subordinados à Polícia Civil. Isso porque em dezenove estados o órgão pericial é independente, o que garante análise dos crimes pelo viés da ciência, sem qualquer interferência política.

No entanto, para se tornar realidade, o movimento exige a criação de condições favoráveis, neste caso, não só uma publicidade nacional, mas principalmente o fortalecimento de uma única idéia. Entretanto, não é o que acontece neste momento, pois a categoria tem pelo menos quatro projetos em discussão sobre o mesmo tema,  o que acaba gerando dúvida sobre qual projeto deve-se buscar aprovação.

 

SINPP-MT.